“Comunicações Culturais: Investigações e Acervo de Comunicação, Cultura e Memória da comunidade germânica do ABC Paulista”, pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS, no Núcleo de Pesquisa Memórias do ABC, atualmente inserido no Laboratório Hipermídias, financiada pela FAPESP (processo no. 2010/50642-0), com convênio com a FINEP, pela Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA - Infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais - 03/2009. Volta-se para a comunidade de origem germânica formada por imigrantes e descendentes ao longo do século XX, nas cidades do ABC Paulista e na Capital (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul e São Paulo). Tem como tema os processos de comunicação da cultura germânica a partir das expressões da memória da comunidade e das narrativas orais de sujeitos da história, que se remetem às atividades, às experiências, aos anseios, aos desejos e imaginários dessa comunidade. Dessa forma, a comunicação desses valores - expressos nas narrativas orais de histórias de vida de indivíduos dessa comunidade e, ainda, em meios de comunicação de massa, em instrumentos interpessoais de comunicação ou na atuação de organizações, instituições e associações culturais - passa a ser objeto desse estudo, à medida que por esses meios é possível verificar as expressões culturais dessa comunidade. Tem como objetivo geral identificar o processo comunicacional de cultura germânica nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, a partir de narrativas orais de histórias de vida de indivíduos da comunidade germânica do ABC e da memória de instituições culturais germânicas que atuaram no ABC.
Essa pesquisa desenvolveu-se num Grupo de Pesquisa, a partir do desenvolvimento de projetos de mestrado e iniciação científica, a saber:
Associações Alemãs em São Paulo: Meios e mediações na Comunicação da comunidade de cultura germânica. Alberto Iszlaji Junior, Mestrado. Vigência 2012-2014.
Comunicação, Identidade e Memória na comunidade germânica no ABC Paulista. Mariana Lins Prado. Mestrado. Vigência 2013-2015. Apoio Capes.
Investigações e Acervo de Comunicação, Cultura e Memória. Beatriz Gracindo Lucas, Iniciação Científica. Vigência 2013-2014. Apoio PIBIC-CNPq.
Imagens da Memória Alemã no ABC: Fotografias, Cultura e Identidades. Renato Dias da Cunha, Iniciação Científica. Vigência 2013-2014. Apoio PIBIC-CNPq.
Memórias, Culturas e Identidades nas imagens da Comunidade Cultural Germânica no ABC Paulista. João Paulo Soares da Silva, Iniciação Cientifica. Vigência 2014-2015. Apoio PIBIC-CNPq.
Obs: nomes exibidos em ordem alfabética